1. COR

Aconselhamos que todos os ficheiros sejam criados em CMYK para garantir uma reprodução de cor mais exacta. Os ficheiros enviados em RGB ou usando cores PANTONE serão convertidos para CMYK, o que pode causar uma ligeira variação na cor do produto final. Aconselhamos também, a criar o ficheiro sem perfil de cor ou em caso de dúvida, utilizar o perfil de cor ISO CoatedV2 (Fogra39).

2. PRETO INTENSO

Se utilizar no seu design uma área completamente preta (100% de preto) este não vai ficar com uma cor intensa. Em vez disso deve utilizar o preto intenso, composto por C20%, M20%, Y20% e K100%.

3. TEXTO A PRETO

Tenha em atenção que os textos a preto devem ser apenas 100% de preto. Não pode ser preto composto com cyan, magenta, amarelo e preto. Caso o texto preto contenha outras cores pode originar um ligeiro desfoque.

4. TAMANHO FICHEIRO / MARGENS DE CORTE

O ficheiro deve ser criado na medida final mais 6mm à margem de corte – 3mm para cada lado, isto quer dizer, que o ficheiro final deve ter mais 6mm do que o produto acabado. Como por exemplo: se comprar um flyer 21×10 cm o ficheiro a enviar deve estar na medida 21,6×10,6 cm. No caso dos envelopes, deve garantir que está no mínimo a 1cm dos cantos do envelope. Neste caso dos envelopes, o ficheiro não pode conter margem de corte.

5. SEM MIRAS DE CORTE / ACERTO OU MARGENS DE COR

Por favor, garanta que os ficheiros são gravados e enviados sem marcas de corte, miras de acerto ou escalas de cor, senão estas serão consideradas partes do trabalho e serão impressas no produto acabado.

6. FONTES E TEXTOS

Por favor, garanta que não usa fontes num tamanho inferior a 7 pt. Se estiver a trabalhar num programa de base vectorial como o Ilustrator, Indesign, Coreldraw ou Freehand, todos os textos devem ser convertidos em curvas antes de ser criado o PDF final, ou antes de fazer o upload do ficheiro. Se tiver a trabalhar no Photoshop ou programa similar, achate simplesmente a imagem (flatten image). Garanta também todas as imagens, gráficos ou fontes estão acopladas ao ficheiro.

7. RESOLUÇÃO

Recomendamos vivamente que todas as imagens usadas tenham 300dpi ao tamanho real. Enviar ficheiros com resolução inferior a 300dpi pode originar a que o produto final fique com um aspecto pixelizado, desfocado e com uma cor esbatida.

8. ZONA DE SEGURANÇA

Não coloque imagens, gráficos ou textos importantes para além da zona de segurança, que é pelo menos 5mm do tamanho de corte final do trabalho. Isto evita, que sejam cortados quando o produto final é aparado. O mesmo acontece com linhas, barras e outros grafismos muito encostados à margem da página.

9. TIPOGRAFIA E ERROS GRAMATICAIS

Garanta que leu o seu trabalho para que não existam erros escritos e gramaticais. A Esperançarte não é responsável por estes erros.

10. PLANO DE IMPRESSÃO

Quando encomenda um produto com acabamento para ser entregue dobrado, com impressão frente e verso, deve enviar os ficheiros em plano aberto, uma página com a frente e a outra página com o verso ou um ficheiro para a frente e um ficheiro para o verso.

11. COMPACTAÇÃO DE FICHEIROS

Caso a sua encomenda obrigue a enviar mais que um ficheiro, compacte com o winzip ou rar para que o upload seja feito em um só ficheiro. Como por exemplo, tem um trabalho frente e verso para enviar em dois ficheiros tiff, ao compactar os dois ficheiros vai criar apenas um ficheiro compactado com os dois ficheiros lá dentro. Assim, apenas faz o upload de um ficheiro por encomenda mesmo que o trabalho tenha dois ficheiros.

12. LENTES E TRANSPARÊNCIAS

Muitos softwares gráficos ao utilizar lentes e transparências originam muitos erros postscript que podem por em causa a qualidade final do trabalho. Assim, recomendamos que antes de enviar os ficheiros converta todas as lentes e transparências em imagem.

13. TIPOS DE FICHEIROS RECOMENDADOS